terça-feira, 27 de agosto de 2013

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Eu Sou Neguinha?

Vanessa da Mata

Eu tava encostado ali minha guitarra
num quadrado branco, vídeo papelão
eu era um enigma, uma interrogação
olha que coisa
mas que coisa à toa, boa, boa, boa, boa, boa
eu tava com graça...
tava por acaso ali, não era nada
bunda de mulata, muque de peão
tava em Madureira, tava na Bahia
no Beaubourg, no Bronx, no Brás
e eu, e eu, e eu, e eu
a me perguntar
eu sou neguinha?
era uma mensagem
lia uma mensagem
parece bobagem mas não era não
eu não decifrava, eu não conseguia
mas aquilo ia, e eu ia, e eu ia, e eu ia, e eu ia
eu me perguntava
era um gesto hippie, um desenho estranho
homens trabalhando, para e contramão
e era uma alegria, era uma esperança
era dança e dança ou não, ou não, ou não, ou não, ou não
tava perguntado:
eu sou neguinha?
eu sou neguinha?
sou neguinha.......
eu sou neguinha?
sou neguinha.......
eu tava rezando ali completamente
um crente, uma lente, era uma visão
totalmente terceiro sexo
totalmente terceiro mundo terceiro milênio
carne nua, nua, nua, nua, nua, nua
era tão gozado
era um trio elétrico, era fantasia
escola de samba na televisão
cruz no fim do túnel, beco sem saída
e eu era a saída, melodia, meio-dia, dia, dia, dia
era o que eu dizia:
eu sou neguinha?
mas via outras coisas: via o moço forte
e a mulher macia den'da escuridão
via o que é visível, via o que não via
e o que poesia e a profecia não vêem
mas vêem, vêem, vêem, vêem, vêem
é o que parecia
que as coisas conversam coisas surpreendentes
fatalmente erram, acham solução e que o mesmo signo que eu tento ler e ser
é apenas um possível e o impossível
em mim, em mil, em mil, em mil, em mil
e a pergunta vinha:
eu sou neguinha?

VOCABULÁRIO

enigma 
1. Descrição obscura ou ambígua, mas verdadeira, que se faz de uma coisa, para que outrem diga o nome dessa coisa.
   2. [Figurado] [Figurado] Arrazoado obscuro.
3. Coisa obscura, difícil de compreender.
4. Pessoa que, por qualquer circunstância, vive ou obra de modo incompreensível.
enigma mudo: Enigma em que o desenho ou determinados sinais representam o que se deve interpretar.
enigma pitoresco: O mesmo que enigma mudo.

 
decifrar 
 
   1. Explicar ou ler (o que está em cifra; o que é obscuro ou ilegível).
   2. Interpretar.
3. Adivinhar.
4. Executar (uma peça de música) à primeira leitura.

 
hippie
(palavra americana)   
 
Diz-se dos jovens que, pelo seu modo de vida boémia, o seu modo de vestir não-conformista, a sua longa cabeleira e o uso frequente. que fazem da droga, se opõem aos valores da sociedade.
   Plural: hippies.
 
signo
(latim signum, -i, sinal, marca)  
 
 1. Sinal ou símbolo de algo.
    2. [Astronomia] [Astronomia] Cada uma das doze partes do Zodíaco na esfera celeste.
 3. [Astronomia] [Astronomia] Constelação correspondente a cada uma dessas doze partes.
 4. [Astrologia] [Astrologia] Cada uma das figuras ou conceitos que representam a influência das doze partes do Zodíaco celeste sobre a vida ou a personalidade das pessoas.
 5. Área de influência.
 6. [Linguística]Unidade linguística . que contém um significante (forma ou imagem acústica) e um significado (conceito).
 7. [Música] [Música] Nome genérico das notas de música.



OBSERVAÇÃO:

ATENTEMOS PARA O FATO DE QUE A PRIMEIRA REAÇÃO DAS PESSOAS É JULGAR ALGUÉM POR SEU ASPECTO EXTERNO. MAS SE TIVER CONFIANÇA EM SI MESMO E NOS VALORES EM QUE ACREDITA, ELAS ACABARÃO ACEITANDO VOCÊ, NEM QUE SEJA PARA CONTAR PARA OS AMIGOS QUE ENCONTRARAM ALGUÉM MUITO ORIGINAL.

WANDERELY REIS R FILHO
 



 
 

 
 


 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário