terça-feira, 9 de julho de 2013

Disritmia - Zeca Baleiro / Letra - Martinho da Vila
 
 

disritmia
dis.rit.mi.a
sf (dis3+ritmo2+ia1) Perturbação do ritmo. D. cerebral: perturbação do ritmo das ondas cerebrais

Eu quero me esconder debaixo
Dessa sua saia prá fugir do mundo.
Pretendo também me embrenhar
No emaranhado desses seus cabelos.

Preciso transfundir teu sangue
Pro meu coração, que é tão vagabundo.
Me deixa te trazer num dengo
Prá num cafuné fazer os meus apelos. (2x)

Eu quero ser exorcizado
Pela água benta desse olhar infindo.
Que bom é ser fotografado,
Mas pelas retinas desses olhos lindos.

Me deixe hipnotizado prá acabar de vez
Com essa disritmia.
Vem logo! Vem curar teu nego
Que chegou de porre lá da boemia! (2x)

Vocabulário

retina1
re.ti.na1
sf (lat retina) Anat Membrana ocular interna, em que estão as células nervosas que recebem os estímulos luminosos, e onde se projetam as imagens produzidas pelo sistema óptico ocular.


fotografar
fo.to.gra.far
(foto1+grafo1+ar2) vtd 1 Fixar por meio de fotografia (uma imagem qualquer); retratar. 2 Tirar fotografias ou retratos com aparelho fotográfico; retratar. 3 Descrever com toda a exatidão. 4 Ser a cópia fiel de.

embrenhar
em.bre.nhar
(em+brenha+ar2) vtd 1 Meter, esconder, dentro de brenha ou mato
 
emaranhado
(particípio de emaranhar)
adj.
adj.
adj.
1. Embaraçado; enredado.
2. Inculto, bravio.
3. Intrincado, confuso.
s. m.
s. m.
4. Conjunto de coisas que se apresentam misturadas ou de maneira confusa (ex.: um emaranhado de fios de lã; um emaranhado de ruas).


emaranhar - Conjugar
v. tr. e pron.
v. tr. e pron.
1. Enredar.
2. Confundir.
3. Embaraçar.
4. Complicar.

transfundir
trans.fun.dir
(lat transfundere) vtd 1 Fazer passar; transvasar, verter (um líquido) de um vaso para outro: Transfundir aguardente, vinho etc. vtd 2 Cir Fazer que (o sangue de um animal) passe para as veias de outro: "Transfundir sangue novo no organismo decadente" (Latino Coelho). vtd 3 Derramar, difundir, espalhar:
 
 
 
  Autor: Wanderley R.R. Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário