quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sustentabilidade

"Sustentabilidade"

  A base da sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a natureza. Em tempos de tanta conscientização sobre a sustentabilidade do Planeta, há de se dar igual importância da ação humana no que se diz respeito aos semelhantes. A falta de amor ao próximo pode não destruir o planeta, mas com certeza pode destruir o mundo. Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo.

 Um fator muito importante e que gera um impacto tremendo na natureza é a não separação adequada do nosso lixo, é um dos maiores males da sociedade para com a natureza. Separar o lixo corretamente é um ato que devemos ter consciência de que é o mínimo que podemos fazer pelo meio ambiente. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida, a economia não se desenvolve, o futuro fica insustentável, afinal tudo se constrói a partir da natureza.
O que entendemos por prioridade de valores? Levando em consideração o aspecto sustentável, por exemplo, pode ser que andar de carro para ir rapidamente de um lugar a outro seja considerado um valor, mas no momento andar de carro passa a significar também a morte da floresta e a poluição da natureza. Estamos diante de uma escolha de valores.
Uma alternativa para que as pessoas consigam percorrer grandes distâncias sem utilizar o automóvel é aliar o uso da bicicleta com o transporte coletivo (integração sustentável). No Brasil já temos iniciativas de associação do uso da bicicleta com o transporte coletivo. Em São Paulo as estações de metrô foram equipadas com paraciclos (estacionamentos de bicicletas) e basta levar um cadeado para deixar a bicicleta e seguir o restante da viagem de metrô. Se integrada com outros modais, como trens, metrôs e ônibus, a bicicleta se torna uma excelente alternativa de transporte sustentável, podendo vencer grandes distâncias, poupando o planeta e o bolso.


Autor: Samara Hellen da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário